top of page

História do Oboé

Oboé vem do nome francês hautbois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo.

Até o século XVII a pronúncia era "oboa" (hautbois), logo após foi difundido para outros países e passou a ser usado o nome oboe em inglês e italiano, Hoboe em Alemão e em português, Oboé.

O oboé foi inventado no século XVII pelos músicos franceses Jean Hotteterre e Michel Danican Philidor, antes com o nome oboé barroco.

O sucesso do instrumento antes chamado de oboé barroco, foi estabelecido na corte de Luís XIV e se espalhou rapidamente por toda a Europa. Antes de finalizar o século XVII, a maioria das orquestras incluíam oboés.

Em 1700, o instrumentista francês Jean-Pierre Freillon publicou o primeiro método para o instrumento com o título: "Véritable façon d'apprendre à jouer du hautbois" (Verdadeira maneira de aprender a tocar oboé).

O importante desenvolvimento que se seguiu no século XVIII foi a criação de chaves. Os alemães criaram sistemas mais simples do que os franceses, muito mais complexos. Hoje, os principais sistemas variam de acordo com o fabricante.

freillon_poncein_1.jpg
Partes do Oboé

O oboé é afinado em dó, possui uma palheta dupla que é fundamental para a sua utilização, pois ela é a responsável pelo som e timbre do instrumento. 

 

Quando o oboé passou a integrar as orquestras a partir da metade do século XVII, conheceu a fama entre alguns artistas sendo eles Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel, Wolfgang Amadeus Mozart, Robert Schumann, Richard Strauss, e outros expoentes da era do Barroco que passam a explorar o instrumento em suas composições.

Madeira Jacarandá
Madeira Jacarandá
 

Jacarandá  é uma árvore fabácea natural do Madagascar, e encontrada aqui no Brasil em diversos estados brasileiros.

O Jacarandá é bastante utilizado para marcenaria de luxo por ter uma qualidade diferenciada às outras madeiras. A fabricação de oboés tambem entram na linha de luxo pelos mesmos motivos citados acima, a qualidade da madeira é muito favoravel para a produção de oboés, pois dão a resistencia e a qualidade sonora desejada para o instrumento.

Madeira Ébano
Madeira Ébano
 

Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas, em particular pertencentes à espécie Diospyros ebenum. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa. De origem africana, é rara e muito utilizada na fabricação de mobiliário, instrumentos musicais e objetos decorativos.

Material Baquelite
Material Baquelite

Plástico duro, resistente ao calor, utilizado em fabricação de OBOÉS, boquilhas de saxofones e clarinetes assim como alças de panelas, cabos de ferros de passar e bocais para lâmpadas

Jean Baptiste Lully

Jean Baptiste Lully

No início do século XVIII o oboé passa a se difundir no continente europeu, a partir do solo francês. Nesta época ainda imperfeito e com pouco desenvolvimento de chaves, mas naquela época era uma grande mudança para o instrumento e os instrumentistas. 

Charamelas
Oboés

Na metade do século XVIII ele adquiriu outras mudanças, mas foi somente no século XIX que ele conquistou o formato moderno.

 

Hoje os oboés são produzidos com os mais altos recursos necessários para a execução dos sons exigidos pelas peças musicais apresentadas.

Oboé
bottom of page