Wilton Lopes
Palheta de Oboé
A palheta se origina da Cana da Ìndia da espécie Arundo Donax. Esta cana cresce em solos úmidos, fresco ou moderadamente salina.
Outros nomes comuns podem ser encontrados como: Carrizo, Arundo, cana-de-Espanhola, Colorado Rio Reed, cana-de-selvagem, e junco gigante.
A cana Arundo Donax é nativa da bacia do Mediterrâneo e Médio Oriente da Ásia, e provavelmente, também em partesda África e do sul da Península Arábica. Tem sido amplamente plantado e naturalizado nas regiões temperadas, subtropicais e tropicais leves de ambos os hemisférios, especialmente no Mediterrâneo, Califórnia, no oeste do Pacífico e do Caribe. A cana pode ser emcontrada em cultivo em habitats como: dunas de areia; em zonas húmidas e ribeirinhos.
A palheta dupla é constituída por uma pequena e delgada tira de uma cana (cana da Índia). É dobrada ao meio, e um pequeno tubo de metal (Tudel), é colocado entre os dois lados da tira da cana dobrada, a qual é então passada uma linha em volta do tubo e firmemente amarrada a ele.
A parte dobrada da cana, é cortada, e as duas extremidades criteriosamente desbastadas e raspadas, constituindo então a palheta dupla.
O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do oboé.
Hoje no Brasil, não se tem a informação de profissionais que cultivam a cana, e realizam o processo de fabricação desde a plantação. O processo é bastante trabalhoso e demanda um tempo maior para o estado final da cana.