top of page

Processo de Fabricação da Palheta

A construção de palhetas é um processo muito diverso, existem inúmeros métodos de construção. No entanto, é possível distinguir as fases principais e explicar no que consistem, mas os materiais usados, o método, medidas é algo que os oboístas escolhem consoante o que melhor se adéqua a si.

Existem oboístas que constroem palhetas desde a fase do tubo de cana, outros que as compram já amarradas, ou até já raspadas, no entanto têm sempre que modificar, adaptá-la.

         

Gabarito marca o meio da cana e utilizado para a raspagem das extremidades das pontas da cana e definir o centro da mesma.

Cana moldada e goivada

Arundo_donax_3.jpg

Canas (Arundo Donax)

Tudo começa no tubo da cana, que cresce em zonas propícias até atingir a altura necessária. Quando já na altura ideal, é colhido, empilhado e posto a secar. É cortado em tubos menores de 10 a 15 cm de comprimento e 10 a 11 mm de diâmetro, para serem vendidos.

14.jpg

Divisão do Tubo

O tubo de cana é agora dividido em partes com uma lâmina ou faca. Escolhem-se as partes mais perfeitas da divisão onde serão goivadas. Ou seja, vai ser raspado o interior da cana, a fim de torná-la mais fina. Para isso usa-se a máquina de goivar. As medidas usadas na Europa variam entre 56 e 60 mícrones e podem ser verificadas com um micrómetro.

7.jpg

Corte da Ponta

Apos a amarração da cana no tudel, há um desbaste na ponta da cana e logo após é cortada para que comece o processo de raspagem de acordo com a escola específica.

10592935_307015742804532_612524741892373

Corte da Cana

Os tubos são cortados como relatado no texto anterior em tamanhos de 10cm a 15cm.

12.jpg

Molde

Apos a cana ser cortada e dividida ao meio, ela passa por um molde onde é dobrada e suas laterais raspadas para que se forme o modelo da cana.

9.jpg

Amarração

O próximo passo é a montagem da cana no tudel. A cana é amarrada ao tudel, e logo após é raspada dentro de medidas pré estabelecidas e de acordo com o tipo de raspagem. 

A cana pode tem raspagem diferente e fica a critério de escolha de cada oboísta qual a melhor escola de rapagem. Americana, Francesa ou Alemã

Finalizando o processo de raspagem, a cana está pronta para uso.

Palheta finalizada

        Para cada tipo de tubo existe uma medida. A mais utilizada entre os oboístas é o tudel com a medida 47-2.

        E a raspagem mais utilizada entre os oboístas é a raspagem alemã, mas existem outras raspagem que tambem são utilizadas como o modelo de raspagem americana.

        A imagem acima mostra como deve ficar a raspagem com as medidas exatas

bottom of page